Internet dos anos 90, obrigado por não ter existido.

Telê(sãopaulofc.net)

Hoje em dia a gente é muito incisivo, o poder de comunicação e completamente alto o alcance está a apenas um toque no enter do computador ou no clique do mouse. É ele que pode fazer um jogador de futebol ser finalista e campeão do gol mais bonito de uma temporada, como também pode fazer ele ser excluído de uma equipe ou amargar o banco, as não relações à equipe e também a falta de jogos e uma possível negociação, saindo do time por completo.

A internet é boa, com certeza nos economiza tempo, dinheiro e nos aproxima das pessoas e de nossos ídolos e desafetos. Aaah a internet, quem diria que lá em 2000, 2001 em minhas primeiras pesquisas para a escola, ela seria tão importante para todos os trabalhos que faço durante o dia, durante o tempo em que fico acordado. Sim, a internet mudou, nos deu conquistas, mas graças a Deus ela não era tão frequente no começo dos anos 90 e até mesmo em meados dos anos 2000.

Telê Santana chegou ao São Paulo em 1990, após as primeiras rodadas do Brasileirão que começara após a Copa do Mundo. Era taxado de pé frio por inumeros vice-campeonatos e de ver times que antes estavam em filas de títulos, conquistarem o caneco em cima de suas equipes. Chegara ao São Paulo para manter uma imagem de bom técnico e de quebrar o problema que o acompanhara durante anos. Mudou, o bom time do Tricolor, chegou à final do campeonato contra o rival Corinthians e o pé frio de Telê novamente batia a porta, era o primeiro título brasileiro do rival.

Chegou 1991 e os primeiros jogos de Telê no Brasileiro, três derrotas consecutivas, porém a permanência do Técnico foi novamente mantida, após o título do ano anterior perdido e as derrotas consecutivas, Telê foi mantido. Mesmo sendo em muitas das vezes criticado e também tratado por alguns como carrasco, foi mantido, e mantido nos deu o título do paulista de 1991 contra o Corinthias e do Brasileiro do mesmo ano contra o Bragantino.

1992 se iniciou e Telê mantido novamente. Enquanto jogava a competição nacional em paralelo com a continental, Telê usou muitas equipes mistas, numa delas um revés de 3×0 para o Criciuma na Libertadores e uma goleada sofrida por 4×0 contra o Palmeiras pelo Brasileiro. O resto da temporada nós sabemos, assim como sabemos o ano que se seguiu e o que com eles ganhamos.

Telê era gênio, era fora da caixinha, foi nosso maior técnico e nos moldou a ser o que somos hoje, imaginem se na época de Telê, com as inúmeras derrotas, goleadas sofridas, desafesto de torcedores e dirigentes, a internet fosse presente…

Mundial93jpg

Anos depois as glórias voltaram, a Libertadores ganha novamente, o mundial com aquela conquista heróica que passou de Rogério até chegar a Aloísio e Mineiro e 2006 se iniciar e com ele voltar mais uma figura certa do abcdário Tricolor, Muricy Ramalho.

Muricy(spfc.net)

Até então tratado como campeão moral do Campeonato Brasileiro de 2005 pelo Inter, o bom filho a casa tornara. Muricy assim como Telê tinha respaldo de torcedores e dirigentes e também muitos desafetos de ambos por seu jeito decidido e carrancudo. No Paulista de 2006, jogos perdidos no Morumbi, escalações criticadas e o segundo lugar, perdido para o Santos.

A Libertadores caminhava de boa maneira, bons jogos no Morumbi e fora também, porém, as escalações continuaram criticadas. Muricy pouca atenção deu, chegou a final da competição continental e enfrentou seu antigo Internacional, novamente após a Copa do Mundo, novamente uma derrota, agora em ano diferente, com técnico diferente. Mujica balançou, foi taxado para sair, pois carregava um time campeão mundial em mãos e perdera dois títulos. Muricy foi mantido e com ele o Tetra veio, com ele o Penta veio, com ele o Hexa veio. Sim, não ganhamos a Libertadores nesses anos e nem Paulistas, porém a permanência do técnico foi mantida, o trabalho foi mantido e a inernet que começava a expandir os comentários hatters não chegara ainda aos pés que ela tem hoje.

MuricyTRI(Imortais do Futebol

Muricy se despediu do Tricolor em 2009 e voltou ao Sacrossanto em 2013, nos livrou de uma ameaça de rebaixamento, enfrentou pela primeira vez a internet e pessoas pedindo sua cabeça, levantou o Tricolor e em 2014 foi vice-campeão brasileiro. Saiu no ano seguinte para cuidar de sua saúde e graças a Deus mesmo enfrentando a internet, tem todo apoio do torcedor Tricolor.

Imaginem vocês se a internet que hoje tanto derruba jogadores e técnicos estivesse presente com Telê em seus momentos de derrotas, não o permitindo continuar o trabalho que tantas glórias nos deu. Imaginem a internet ao lado do começo de trabalho de Muricy, não o permitindo ser Tri-Hexa.

Por favor, saibam que a internet está ao nosso lado para nos deixar mais perto de nossos ídolos, para nos auxiliar a crescer o conhecimento que temos sobre e para fazer com que possamos dar opiniões inteligentes sobre determinado assunto. Não tem sentido buscar a cabeça de um jogador ou de um treinador por apenas 5 meses de trabalho, não tem sentido perseguir jogador e pedir sua saída. O papel do torcedor é apoiar, independente do momento ou do que esteja passando sua equipe. Pode cobrar? sim,  mas cobrar com apoio, indo ao estádio, apoiando e incentivando.

Rogério é ídolo, é profissional e assim como Telê e Muricy é São Paulino, quer o bem do São Paulo e a vida ao São Paulo. Assim como nós, vibra a cada gol marcado, xinga a cada gol sofrido, chora a cada derrota e grita e sorri a cada vitória.

Deem tempo para Rogério, deem o tempo que Telê teve para fazer história, que Muricy teve para criar outra história e deem tempo para Rogério ESCREVER HISTÓRIA e nos dar mais um capítulo dessa maravilhosa história que é chamada São Paulo Futebol Clube!

Deem tempo, o sorriso de Telê é inspiração a esse tempo.

Obrigado por tudo mestre, com você aprendemos que com o tempo não alcançamos a perfeição, mas perto dela conseguimos chegar. Amamos você!

Telê(Lance)

VAMOS SÃO PAULO, CARAJO!

Fotos: Lancenet, São Paulo Futebol Clube e Imortais do Futebol.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s